quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Arvoredo

                                  A árvore não fala, temos que falar por ela.

    Os papagaios de São Paulo ocupavam a copa da árvore , perderam um pouso para o seu vôo e alimentos para a sua revoada.
    Jandaias, maritacas, cuiubinhas, sabiá, laranjeira, assanhaço, bem-te-vi, pardais, pica-pau, gavião, coleirinha, caga sebo, papa capim assobiam no meu quintal.
    Arrancar uma vida revela a capacidade de viver, o silêncio como dizem: Quem cala consente.

Significado de Árvore

s.f. Planta lenhosa cujo caule, ou tronco, fixado no solo com raízes, é despido na base e carregado de galhos e folhas na parte superior.
Mecânica. Eixo usado para transmitir um movimento ou para transformá-lo: árvore de cames.
Árvore genealógica, quadro que dá, sob forma de árvore com suas ramificações, a filiação dos membros de uma família.
Anatomia. Árvore da vida, parte interna e ramificada do cerebelo, cuja seção figura uma árvore.
Psicologia. Teste da árvore, teste projetivo dos retardamentos e das perturbações da personalidade, que se revelam no desenho de uma árvore executada pelo indivíduo.
Árvore de Natal, árvore que se arma na noite de Natal, na sala principal da casa, e de cujos ramos pendem presentes e brindes.











 
Um passarinho pediu a meu irmão para ser sua árvore.

Meu irmão aceitou de ser a árvore daquele passarinho.

No estágio de ser essa árvore, meu irmão aprendeu de

sol, de céu e de lua mais do que na escola.

No estágio de ser árvore meu irmão aprendeu para santo

mais do que os padres lhes ensinavam no internato.

Aprendeu com a natureza o perfume de Deus

seu olho no estágio de ser árvore aprendeu melhor o azul

E descobriu que uma casa vazia de cigarra esquecida

no tronco das árvores só serve pra poesia.

No estágio de ser árvore meu irmão descobriu que as árvores são vaidosas.

Que justamente aquela árvore na qual meu irmão se transformara,

envaidecia-se quando era nomeada para o entardecer dos pássaros

e tinha ciúmes da brancura que os lírios deixavam nos brejos.

Meu irmão agradecia a Deus aquela permanência em árvore

porque fez amizade com muitas borboletas."
 

2 comentários:

  1. Oi Cipriano! Tá lindo o seu site. E esta sua fase nova, mais figurativa, está melhor ainda! Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Guilherme, agradeço muito pelo elogio. Insisto na pintura e um comentário seu no meu blog só me faz acreditar mais ainda na arte e na vida.
      Saúde e muita arte.
      Abraço
      Cipriano

      Excluir